C r i A t i v A s

Documentário Educativo

Documentário aborda o processo criativo de cinco mulheres em suas respectivas áreas de atuação: Teatro, fotografia, artes plásticas, moda e publicidade. Traçando um caminho que vai da busca da historia de vida, sua metodologia, passando por seus anseios, pela projeção da ideia, a execução, finalização e apresentação do produto final.

A busca da criatividade feminina retratada em cada etapa com um olhar que capta mais cores do que os homens e que consegue ver e entender um mundo de diversidades em um mesmo momento.

A criatividade é uma ferramenta inerente do ser humano, no dia a dia temos inúmeras situações para sermos criativos, das coisas mais simples, as mais complexas sempre existe aquele insight que faz toda a diferença. Ter a oportunidade de buscar histórias em que a criatividade é um dos elementos que diferencia o fracasso do sucesso, e poder, dentro dessa amostragem, ter cases que atingiram sucesso e destaque, justamente por ter essa fagulha que guia o caminho do processo, provocando um fazer diferente, criativo e que traz consigo uma carga pessoal de superação, afirmação e de luta pelo seu lugar, esse é o objetivo do projeto, mostrar a criatividade dessas grandes mulheres.

Ser criativo no dia a dia do brasileiro é uma prática que devido ao seu empirismo muitas vezes passa até despercebido, mas no teatro, fotografia, moda, publicidade e nas artes como um todo é necessário ter uma atenção especial, passar por um processo de criação é buscar as tramas que vão prender a atenção, que vão buscar elos emotivos, que provocam o feedback que faz de tudo para deixar o espectador surpreso, admirado, feliz e com um turbilhão de emoções que o envolvimento no momento de interação entre observador e observado possuí. Nada disso é por acaso, para conseguir esse objetivo é preciso conhecimento, tentativas, erros e acertos e principalmente, oportunidade e criatividade. Tudo isso tendo como ponto inicial a vontade de criar, a fagulha que gera o start dentro desse processo. “Criativas” busca analisar e registrar com depoimentos de cinco participantes, Criativas não só seus ofícios, tendo como uma obrigação imposta por seus ritmos sua superação pessoal e a inquietante cobrança de ser sempre cada vez mais criativa e por consequência de toda uma metodologia atingir os seus interlocutores das mais variadas formas.

O registro destes momentos, fazendo uma construção poética, é algo que vai além de um processo educativo e elucidador de várias situações em que a criatividade é ferramenta propulsora para o sucesso em cada uma das áreas em questão, essa é uma obra de valorização do esforço pessoal, da importância de ser criativo e reforçando o valor da mulher no espaço, no tempo, como senhora desse processo e como elemento de diferenciação positiva na interpretação criativa.

O documentário vai percorrer caminhos traçados pelas personagens em Belém do Pará, passando por São Paulo, Porto Alegre, indo até Lisboa, Porto e Aveiro em Portugal, Paris e Sarcelles na França e Milão na Itália. Em Belém, Norte do país é o ponto de encontro de todas as cinco, narrando suas histórias e falando de seus processo de criação, em São Paulo acontece a gravação de entrevistas sobre processo criativo, em Porto Alegre a equipe vai registrar o processo de Karla Nazaré, da criação até a finalização. Partindo para além das fronteiras, em Lisboa, Porto e Aveiro Wlad Lima fala de suas pesquisas sobre processos criativos, enquanto realiza seu pós-doutora e há um momento de importante registro, a apresentação de uma peça escrita por um autor paraense, dirigida por Wlad em Aveiro. Na Itália, dando continuidade a nossa rota internacional o documentário, registra em Milão a participação de Graziela Ribeiro dentro do CIMODE 2014, evento internacional de Moda, apresentando um de seus trabalhos de pesquisa, no ano de 2015 a equipe acompanha Graziela Ribeiro em sua pesquisa de tendência para sua nova coleção em Paris e Elieni Tenori que participa da 17ª Bienal Internacional de Gravura de Sarcelles, na França e em 2016 retorna a Belém do Pará, para o registro do processo de produção de Walda Marques que trabalha com as peças confeccionadas pela estilista Graziela Ribeiro. Poder registrar esses momentos é uma oportunidade sem igual para a produção do audiovisual, pois reforça a criatividade rompendo fronteiras de espaço, cultura, idioma, tempo e com toda certeza deixa em primeiro foco a ideia de superação e reconhecimento tendo como base a criatividade.

Ficha técnica

Uma produção Multi Amazônia Brasil
Um documentário dirigido por Alexandre Baena
Com Wlad Lima, Walda Marques, Elieni Tenório, Graziela Ribeiro e Karla Nazareth

Entidades Parceiras

Coletiva Vulva da Vovó
GrETUA – Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro
ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero
Movimento Democrático de Mulheres (MDM)
Escola de Teatro e Dança da UFPA
Universidade Federal do Pará - UFPA

Entidades Organizadoras

Irenne - Associação de Investigação, Prevenção e Combate a Violência e Exclusão
CLLC - Centro de Línguas, Literaturas e Culturas
CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Programa Doutoral em Estudos Culturais

Companhia Aérea Oficial

TAP Portugal